quinta-feira, 9 de junho de 2011

Produção de Biodiesel


Por: Eugénio Vítor

A produção de Biodiesel a partir de oleaginosas originalmente a ideia assenta em preocupações quanto ao paradigma quer do esgotamento das energias fósseis bem como em consequência do aquecimento global.

Uma forma de energia extraída de culturas oleaginosas como o Girassol, Soja e entre outras, não muito comuns em Portugal, das quais se obtém óleo vegetal que tradicionalmente abastecia em exclusivo a indústria alimentar, e que hoje, por efeito da necessidade produção de Biodisel, combustível destinado ao accionamento mecânico de motores com funcionamento por compressão, e em caldeiras em substituição do gasóleo ou misturado em proporção recomendada com este, podendo no entanto concorre perigosamente com o abastecimento alimentar humano, suscitando interrogações e discussão quanto à sustentabilidade da opção.
A produção de Biodiesel incrementa a produção de oleaginosas, podendo subtrair áreas a outras culturas não menos importantes, para dar lugar à produção da referida matéria-prima. Em Portugal a produção do precioso combustível verde atingiu em 2010 os 300 000 toneladas. A matéria-prima usada é os óleos vegetais provenientes de frituras recolhido no sector da Restauração por empresas certificadas e por óleo virgem.
Uma forma de energia extraída de culturas oleaginosas tais como o Girassol, Soja e entre outras, não muito comuns em Portugal, das quais se obtém óleo vegetal que tradicionalmente abastecia em exclusivo a indústria alimentar, e que hoje, por efeito do aumento do consumo de carburantes e para se evitar o recurso acentuado ao diesel fóssil, foi incentivado a produção de Biodiesel,
A procura do Biodiesel associado ao aumento progressivo da incorporação deste no gasóleo vai despoletar o consumo e o sector produtivo vai incentivar as culturas oleaginosas, junto do sector agrícola que progressivamente pode ser dinamizado.

10.06.2011



Sem comentários: